BlogPrime

26/10/2017
Quais os benefícios da prática do esporte para as crianças?

Felizmente, a prática do esporte está na moda entre as crianças. A atividade física regular já faz parte do dia a dia das crianças e de muitas famílias. O esporte é importante para a saúde e para o bem-estar de todos.

Para a criança pode ser um fator fundamental de desenvolvimento e de crescimento, desde que contribua de forma positiva para o seu físico e para a sua mente. De acordo com várias pesquisas, o esporte tem um impacto muito positivo na vida de qualquer criança. O esporte ajuda a criança:

1- A fazer amigos e a ingressar na sociedade; 

2- A aprender e a seguir regras;

3- A superar a timidez ou a vergonha;

4- A frear os seus impulsos e ansiedade;

5- A ser mais colaboradora e menos individualista ou egoísta; 

6- A reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela;

7- A melhorar a sua coordenação motora;

9- A crescer física e emocionalmente;

10- A corrigir possíveis defeitos físicos; 

11- A potenciar bons hábitos;

12- A dominar os seus movimentos;

13- A estimular a sua saúde e higiene;

14- A ter responsabilidades e compromissos.

 

Depois de ler essa lista de benefícios, quais os pais que não estariam ávidos por verem os seus filhos praticando atividades físicas?

Brincar com o bebê no berço ou no chão pode parecer apenas um passatempo entre pais e filhos, mas é muito mais: se trabalhadas de forma adequada, respeitando a fase pela qual a criança passa, as atividades físicas estimulam o desenvolvimento cerebral, a coordenação motora e cognitiva e a sociabilidade. Além disso, é o primeiro passo para que os pequenos sintam-se aptos e motivados para entrar no mundo dos esportes posteriormente.

“O início deve ser lúdico, sem competitividade, atos simples, como correr, brincar de bola e escalar, são suficientes”, aconselha Beatriz Perondi, pediatra do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e completa “É um pouco mais velha que a criança começa a compreender de verdade como funcionam as regras.”  

Os especialistas recomendam a prática do esporte de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança. O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas. A criança tem que gostar e se divertir com o esporte que escolher.

Entre 0 e 7 anos, há a necessidade intrínseca e, portanto, a busca espontânea por diferentes experiências lúdicas que proporcionarão inúmeras e importantes conquistas aos pequenos, tais como: esquema corporal, equilíbrio, concentração, ritmo, coordenação, segurança, entre outras, que garantirão um desempenho adequado das habilidades sociais e escolares. 

Até os 4 anos, atividades físicas são extremamente importantes, desde que respeitando o ritmo de cada criança e trabalhando de forma prazerosa e lúdica! Nessa fase, o objetivo não deve ser formar grandes atletas, mas através do esporte, garantir a criança o desenvolvimento motor, social, dentre todos os outros benefícios que o esporte pode trazer, mas com a leveza dos jogos e brincadeiras infantis. Na Eccoprime, os alunos do Baby Prime já são introduzidos às aulas de natação, por exemplo, num currículo que trabalha nessa fase muito mais a confiança da criança com a água, o movimento de batida das perninhas e a respiração.

Aos dois anos, as crianças passam a ter aulas de danças e a explorar dentro de seus limites e habilidades, seus movimentos corporais de frente para o espelho. Enquanto outro grupo faz um trabalho com a bola, que, de acordo com alguns estudos, tem ação direta na prevenção de problemas cada dia mais comum na vida das crianças, como a obesidade infantil. As crianças que durante os primeiros anos de vida praticam exercícios, como jogar bola, tenderão a manter um padrão de atividade física mais alto no decorrer da infância, adolescência e vida adulta.

Entre os 4 e os 6 anos, a criança deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa, divertida, como se fosse uma brincadeira. Na Eccoprime, em parceria com Davi Barros, oferecemos tênis de forma lúdica e divertida a partir dos 4 anos, além de futebol, judô, balé e natação!

A criança deve aprender a correr, saltar e pular, pedalar ou praticar alguma atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior. Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades esportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se oriente e direcione para determinado esporte, de acordo com suas habilidades, desejos e preferências. Deve ser uma decisão natural da criança. 

 

Conteúdo resumido, publicado anteriormente em: https://br.guiainfantil.com/ ehttp://www.maisequilibrio.com.br/.

CALENDÁRIO 2017

21
Novembro
Eccoando Natal Dia 21/11 a 12/12 estaremos arrecadando roupa e sapatos novos para doação ao Instituto Filadélfia.
11
Dezembro
Eccoprime Music Festival Festa de encerramento. A partir das 18h, na Eccoprime.

NA MÍDIA

02/09/2016 Blog Robert Jungmann - coluna Acontece Representante do Google faz palestra em PE
01/07/2016 Blog Dicas Miúdas Colônia de Férias Julho 2016
18/05/2016 Corujices.com São João Infantil
19/02/2016 pernambucopontocom Educação financeira nas escolas
04/11/2015 Blog Roberta Jungmann Carol Levy fará show na festa "Hallegria"
04/11/2015 LeiaJá.com (iG) Carol Levy faz apresentação em Aldeia
04/11/2015 Blog Casinha da Cys Carol Levy em festa à fantasia na Eccoprime
03/11/2015 Blog Social 1 Carol Levy faz show em Aldeia
12/10/2015 Folha de Pernambuco Poupar para realizar sonhos
12/10/2015 Folha de Pernambuco Quando o consumo é o vilão
11/04/2015 Jornal do Commercio/PE Minicurso de educação financeira para pais
02/02/2015 Folha de Pernambuco - Economia Do ensino básico a atividade adicional
27/05/2014 Portal NE 10 - Blog Social 1 Magrão participa de Colônia de Férias.
14/03/2014 Jornal do Commercio/PE - Vida & Ciência Wilfred Gadêlha. Bom exemplo.
26/02/2014 Jornal do Commercio/PE - Caderno C Coluna Dia a Dia - Escola Sustentável.
Copyright © Eccoprime Bilingual School, 2010-2014 | Design: TG