No final de junho, à beira das férias tão esperada pelos professores e alunos, eis que surge uma noticia maravilhosa! Fomos selecionados na primeira etapa do Prêmio Arte na Escola Cidadã 2015!
O projeto aprovado foi o Folclore Teatral, criado com os alunos das turmas do junior 6, 7 e 8 do ano de 2014 na disciplina de Teatro.
A ideia era trabalhar o tema em comemoração à Semana do Folclore, tendo em vista que muitos dos alunos não nasceram no Brasil ou mudavam-se com muita frequência de cidade, além dos que não tinham tanta proximidade com a cultura sobre lendas da região nordeste.
Juntando os conteúdos sobre as lendas, ajuda de professores de outras disciplinas e a vontade de criar algo diferente, surgiu a proposta de uma exposição viva de lendas. Para isso trabalhamos os conteúdos de teatro forma mais técnica, adentrando em áreas de composição de figurino, ambientação teatral, iluminação e também técnicas de maquiagem. Toda a criação surgiu dos alunos com as ideias sobre os ambientes no qual as lendas ficariam expostas, os acessórios a serem utilizados, objetos de cena e também pesquisa sobre a maquiagem e com que materiais seriam criadas.
A partir daí iniciamos o projeto com divisão de funções entre atores e equipe técnica. Os atores representariam uma lenda cada um e ficariam expostos imóveis em um ambiente especificamente criado para ele. Quando algum visitante se aproximasse o personagem se moveria e iniciaria um pequeno monólogo sobre sua lenda. Ao final voltaria a ficar parado, indicando aos visitantes que poderiam seguir e acompanhar o monólogo de outra lenda na exposição. Entre as lendas estavam a Iara, Mula-sem-cabeça, Comadre Florzinha, Saci, Mãe de ouro, Loira do Banheiro, Curupira e o Lobisomem.
Já os alunos da equipe técnica ficaram responsáveis por conseguir os materiais necessários à apresentação, ajudar os atores com os ensaios dos textos dos monólogos, executar a maquiagem e também de orientar os visitantes durante a apresentação.
Durante as aulas trabalhamos a criação do personagem, relembrando processos teatrais com jogos coletivos e também conhecemos técnicas básicas de uso de maquiagem teatral como aplicação de pancakes colorido, noções de claro e escuro, assim como a pesquisa para uma boa encenação, que precisa de inspirações, necessárias à criação de maquiagem ou figurino, ter imagens como referências.
Todos trabalharam muito bem no processo de criação dos personagens, seja na frente do público ou nos bastidores da criação. O trabalho em equipe foi crucial para a realização do projeto, tanto a união dos alunos quanto o apoio dos professores das demais disciplinas que contribuíram trabalhando o conteúdo e auxiliando no processo de criação, assim como na execução.
Para o teatro, montamos a equipe perfeita de atores e técnicos teatrais, a logística funcionou muito bem e os alunos das outras turmas que nos visitaram na culminância da Semana do Folclore adoraram conhecer as lendas mais de perto.
E foi com essa experiência exitosa, com exemplo de trabalho em equipe entre alunos e professores de várias disciplinas, que o nosso projeto foi selecionado e agora enfrentaremos a segunda etapa.
Então cruzem os dedos e fiquem na torcida, em breve teremos mais novidades sobre a participação da Eccoprime no Prêmio Arte na Escola!